Veneziano inicia ciclo de debates de olho em 2014
O PMDB inicia, às 9h deste sábado (dia 1), em Patos, uma cruzada pela Paraíba, com seu pré-candidato ao governo do Estado, Veneziano Vital. A ideia, segundo divulgado à Imprensa, é promover um ciclo de debates com setores da sociedade, em várias regiões. O tema principal será a discussão de um projeto de Governo, a partir de uma discussão sobre os problemas do Estado.
Conforme antecipou o ex-prefeito campinense, seu partido tem um diagnóstico completo da Paraíba. E citou a “posição da Paraíba em relação aos outros estados, no que se refere ao analfabetismo. São 22% de analfabetos, o que só é menor que outros dois estados da região: Piauí e Alagoas e temos uma situação de mortandade infantil também lastimável. Esse é o debate que queremos”.
Ainda segundo Veneziano, o Estado tem se posicionado numa situação preocupante e incômoda, inclusive quando comparada com outros estados nordestinos, do ponto de vista econômico: “No final da década de 60, a Paraíba ocupava a terceira posição entre os nove estados da região com maior PIB. Hoje somos o quarto pior Produto Interno Bruto.”
O pré-candidato também destacou os problemas relacionados à segurança pública, “num momento em que a Capital do Estado figura em a 10ª cidade mais violenta do mundo, segundo a CNN, e a insegurança reinante preocupa”, e acrescentou: “Os problemas na área de saúde também são graves. A saúde pública em Patos, por exemplo, se tornou caso de polícia.”
A estratégia de Veneziano já foi adotada antes, por exemplo, com o então presidenciável Lula, quando percorrer grande parte do Brasil, conhecendo problemas regionais e sugerindo as soluções que, depois, passaram a integrar o seu plano de governo na campanha.