PMDB e PT avançam para aliança já no primeiro turno
Talvez seja mera coincidência, mas após o último encontro entre o ex-prefeito Veneziano e o prefeito Luciano Cartaxo, se intensificou os murmúrios em torno da formalização de uma aliança entre PMDB e PT já no primeiro turno de 2014. De permeio, o fato novo da filiação de Luciano Agra no PEN, cotado que era pra se filiar e ser o candidato do PT.
Há quem fale em orientação da nacional petista, para conferir prioridade à reeleição da presidente Dilma. Quem verbalizou com mais ênfase a tendência foi o deputado Anísio Maia que, até bem pouco tempo, advogava candidatura própria. E, na esteira dessa mudança, surgem especulações sinalizando por uma provável candidatura de Lucelio (irmão do prefeito Luciano) Cartaxo a senador.
Uma chapa com Veneziano, Luciano Agra e Lucelio Cartaxo não seria novidade, diante do cenário que começa a se desenhar para a disputa. Ou com Ricardo Marcelo. Sabe-se, por exemplo, que o ministro Aguinaldo Ribeiro, sondado para disputar o Governo teria declinado dessa possibilidade. Pragmático, o ministro tem certa a reeleição à Câmara e não deverá correr riscos.
Uma geografia que aponta para uma disputa polarizada entre o governador Ricardo Coutinho, com o apoio do senador Cássio Cunha Lima e aliados. De outro lado, Veneziano em aliança com o PT, o PEN e demais partidos aliados da presidente Dilma, a exemplo do PP de Aguinaldinho. Caso essa possibilidade se confirme, então a disputa será de fato um teste para cardíacos.
Recusa de Aguinaldo – O jornalista Felipe Patyury, da revista Época, publicou em seu Blog: ““O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, tenta convencer seu colega das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a disputar o governo da Paraíba. O plano de Carvalho é pôr Ribeiro, do PP, na cabeça de chapa e reservar o lugar de vice para alguém de seu PT. O que Ribeiro achou disso? Adorou, mas disse não. Os líderes do PP não querem pensar em vê-lo fora da Esplanada.”