Agra se filia ao PEN, prega união das oposições e compara RC a Hitler
A filiação do ex-prefeito Luciano Agra na PEN reuniu, na manhã desta segunda (dia 10), algumas das principais lideranças de oposição. E a tônica foi, claramente, a união das oposições. Agra chegou a afirmar: “Ninguém venha me dizer que a Paraíba está satisfeita com o Governo que tem. Então, nós queremos unir as oposições para apresentar uma nova opção ao Estado”.
“Estamos encerrando, hoje, um ciclo da política da Paraíba. As grandes promessas que nós vimos na Paraíba envelheceram precocemente. O atual Governo envelheceu como sabemos muito bem”, pontuou Agra. E chegou a comparar o governador Ricardo Coutinho a Adolfo Hitler, quando indagado se tinha sido obrigado a desistir da reeleição: “Foi o triunfo da vontade de Adolfo.”
Agra criticou ainda os vultosos gastos com publicidade: “A Paraíba sofrendo o que vem sofrendo com a recente estiagem, e o Governo do Estado gastando ai milhões (cerca de R$ 83 mil/dia). Enquanto isso tinha gente ligada ao Governo (a 1ª dama Pâmela Bório) numa estação de esqui para milionários nos Estados Unidos. O Governo não teve solidariedade para com os paraibanos.”
Porém, apesar de propor a união das oposições para enfrentar o atual governador, o ex-prefeito não quis antecipar a formatação de uma chapa majoritária: “A hora não é ainda de definição de cargos. A escolha não será um jogo de cartas marcadas. Vivi o tempo da mordaça, e sei muito bem como funciona isso.” Referia-se à escolha da candidata Estelizabel Bezerra, passando por cima de sua postulação à reeleição.
Filiação – Durante a filiação de Agra, o presidente estadual do PEN, Ricardo Marcelo destacou a importância de seu ingresso no partido: “O estilo administrativo do ex-prefeito Luciano Agra conquistou a população de João Pessoa, conquistou a classe política, pela sua competência e, especialmente, pela simplicidade como sempre se conduziu.”.
O ex-prefeito Veneziano também destacou a filiação de Agra: “Ninguém pode desconhecer os extraordinários méritos do prefeito Luciano Agra. Ganha o PEN, ganham as oposições, ganha João Pessoa, ganha a Paraíba com a filiação dele aos quadros do partido. As oposições se fortalecem a cada dia para a disputa de 2014.” O vice-prefeito Nonato Bandeira também opinou: “Luciano Agra engradece o PEN com sua filiação.” E adiantou que seguirá com a oposição na caminhada pelas urnas de 2014.
A filiação de Agra atraiu representantes de vários partidos, como o PP, PMDB, PSDB (deputado Ruy Carneiro), PSC, MD e até o PSB, do vereador Bira, líder do prefeito Luciano Cartaxo. Curiosamente, não havia representantes do PT, partido que, até bem pouco tempo, reivindicava o seu passe.