Senado vai investigar aumento abusivo e prática de “fio preto” da Energisa
Em meio ao turbilhão de fatos produzidos pela onda de protestos que varre o País, um detalhe passou despercebido: o senador Vital Filho conseguiu aprovado, no âmbito do Congresso, um pedido formal de auditoria na empresa Energisa, acusada da prática do chamado “fio preto”, considerada uma fraude para burlar os consumidores.
A Energisa já sofre, inclusive, um processo movido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), por conta da revisão tarifária. De outro lado, também está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual e Federal, após as denúncias terem sido formalizadas pelos consumidores em audiências públicas na Câmara Municipal e Assembleia.
O senador Vital Filho também já havia denunciado que a Lei 9.933, do governador Ricardo Coutinho, por alterar as alíquotas de ICMS, impediu que todos os consumidores paraibanos fossem beneficiados pela iniciativa da presidente Dilma de desonerar as contas de energia. Segundo Vital, “o governador precisa ter sensibilidade e revogar essa lei.”
A pedido do senador, os técnicos da Aneel realizaram uma projeção, com base nas alterações de alíquotas do ICMS da lei 9.933, e constataram que os consumidores, com faixas de consumo acima de 50 Kw/hora seriam prejudicados pela lei. “Quer dizer, a presidente Dilma faz um esforço para desonerar o bolso do paraibano e o governador vem e tira”, queixou-se o senador.
Mais em http://bit.ly/11Zh1gr.