Ironia: Comando da PM culpa Prefeitura por falta de policiamento no S. João
O Blog recebeu informações de que o Comando da PM se reuniu, nas últimas horas, para avaliar as críticas à ausência de policiamento no São João de João Pessoa. Segundo informações da própria corporação havia menos de 100 homens para dar segurança a mais de 50 mil pessoas que estavam no Ponto de Cem Reis, no encerramento da festa.
E, segundo o comandante do Policiamento Regional Metropolitano, tenente-coronel Jeferson, revelou ao portal ClickPB, a responsabilidade pelos tumultos ocorridos durante a festa “foi da Prefeitura”. Segundo o oficial, a Prefeitura não fez uma previsão correta da quantidade de pessoas que iriam participar da festa. A PM estimava que “apenas” 20 mil pessoas estariam no local.
Como se sabe, no encerramento dos festejos, no sábado (dia 29), havia menos 100 homens da polícia para dar policiamento a uma festa que atraiu mais de 50 mil pessoas, segundo alguns dos próprios policiais que estavam no local. Como resultado, o que se viu foram gangues rivais provocando várias arruaças, durante os shows de Waldonys e Banda Encantus.
O tumulto não foi maior, porque a Prefeitura contratou empresas de segurança privada para ajudar no policiamento. O prefeito Luciano Cartaxo lamentou: “É uma pena que uma festa dessa dimensão não tenha recebido a devida atenção da parte do Governo do Estado”.
Quando anunciou o plano de seguranças para os festejos juninos deste ano, o Governo RC garantiu um efetivo de quase 6.200 policiais, com 622 viaturas em todo o Estado. Desses, 2,5 mil seriam destinados ao Maior São João do Mundo, em Campina, e 1,5 mil para João Pessoa. Mas, não foi o que se viu na Capital, no encerramento do São João Pra Valer. Mais em bit.ly/19MfCuX .