Troca de carros-pipa por apoio: Senado vai investigar denúncia de prefeito contra governador
Agora é oficial: a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado abrir procedimento para investigar denúncia do prefeito Segundo Madruga (Emas), de que o governador Ricardo Coutinho suspendeu o atendimento de carros-pipa ao seu município, por ele não apoiar sua reeleição. O pedido de investigação partiu do senador Vital Filho.
O prefeito, indignado, fez a denúncia nas redes sociais, e levou o caso ao gabinete do senador Vital, a quem pediu providências para a cidade não ser prejudicada. Diante da gravidade do caso, a Comissão de Fiscalização decidiu abrir o procedimento de investigação e ainda cientificou o TCU, a CGU e Procuradoria-geral da República para as providências cabíveis.
Diante da abertura do processo, é esperado que, tanto o prefeito Segundo Madruga, quanto um representante legal do Governo Ricardo Coutinho, sejam convocados pelo Senado para prestar mais esclarecimentos em função da denúncia. Enquanto isso, o Ministério da Integração, acionado pelo senador, tratou de destinar mais carros-pipa para a cidade Emas.
Até o momento, o governador ainda não se pronunciou publicamente diante da denúncia do prefeito. Já o prefeito tem insistido que “só tem conseguido algum convênio com o Governo do Estado quem aceita apoiar o projeto de reeleição do governador”. Já Vital disse que o comportamento do Governador “fere todos os princípios da Administração Pública.”