Paraiba é o 3º Estado mais violento do País, diz Estadão
Sempre que a Imprensa da Paraíba divulga informes sobre o crescimento da violência, o governador Ricardo Coutinho reage com ironias e cuida de apresentar seus próprios índices, assegurando que em sua gestão a criminalidade tem reduzido no Estado. Mas, não é o que diz a edição de O Estadão deste sábado (dia 6).
Com a manchete “Epidemia de homicídios avança na Paraíba”, o jornal sustenta que o Estado já é o “3º mais violento do Brasil”, revelando que, em vez de cair, como tem anunciado o Governo RC, a taxa de homicídios aumentou 55% em três anos, e revela que “os números foram compilados pelo Estadão Dados, com base no DataSus”.
“O Estado é o terceiro do Brasil entre os mais violentos, atrás de Alagoas e Espírito Santo, superando Pará, Bahia e Pernambuco”, diz a reportagem assinada pelo jornalista Bruno Paes Manso, que passou três dias no Estado, como enviado especial do jornal, exatamente para conferir os números. Veio na comitiva da ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos).
Os números, de certa forma, corroboram outros indicadores que foram anunciados, nos últimos tempos, pela CNN Internacional, com base em dados de uma ONG mexicana, colocando a região metropolitana de João Pessoa como a décima mais violenta do mundo. Os dados causaram intensa repercussão na Paraíba. Mais em http://bit.ly/1adi4yl.
No ano passado, dados do Ministério da Justiça e da Saúde já apontavam a Paraíba como um dos quatro Estados mais violentos do País. Informações desmentidas pelo Governo do Estado. Agora, o jornal O Estadão atualiza os números e eleva a Paraíba ao posto de terceiro no ranking, “atrás (apenas) de Alagoas e Espírito Santo, superando Pará, Bahia e Pernambuco.”
Mais em http://bit.ly/14Adc0B.