Funcionários da Cinep descobrem que coordenador jurídico não passa no exame da OAB
Voltou a ser intenso o barulho na Cinep (Companhia de Industrialização da Paraíba). Tudo por que o coordenador jurídico da companhia, Geraldo Marinho Vaz Ribeiro Neto, nomeado pela superintendente Tatiana Domiciano para o cargo, há dois meses, não passou no exame da OAB. Pelo menos não na lista preliminar.
Nas últimas semanas, ao saberem da nomeação do coordenador jurídico, sem ter OAB, os funcionários ficaram indignados e a informação terminou vazando para a Imprensa. Pressionado pela reação dos colegas, Geraldo resolveu se submeter ao exame da Ordem. Mas, pela relação divulgada pela OAB, ele não logrou êxito.
Geraldo Marinho é muito próximo do governador Ricardo Coutinho. Afinal, no início de seu mandato, em 2011, foi nomeado Diretor Executivo da Central de Compras, da Secretaria de Administração. O cargo, como se sabe, é um dos mais importantes para a área de licitações, e da absoluta confiança do governador.
Há dois meses foi nomeado coordenador jurídico pela superintendente Tatiana, que , aliás, tem conduzido a companhia com mão de ferro, conforme relato dos funcionários. Tatiana já afastou vários servidores, sem qualquer critério técnico, segundo denúncias levadas ao Blog.
Mas, pelo visto, cometeu um pequeno deslize ao nomear um coordenador jurídico, sem possuir o exame da ordem. Alguns funcionários, que procuraram o Blog para apresentar documentos e denunciar o escândalo, já adiantaram que pretendem acionar a superintendência na Justiça, por improbidade administrativa. A conferir.
A OAB ainda não se manifestou sobre a nomeação, apesar de flagrantemente ir na contramão do que advogada a entidade. Ao resultado do exame cabe recurso. Que pode ser a esperança do coordenador jurídico da Cinep. Lista dos aprovados em http://bit.ly/1dksGYi.