A 6ª DERROTA DE GLEISI Justiça anula intervenção, Giucélia reassume PT, mantém Anísio e breca adesão a Ricardo Coutinho
De todas as inúmeras (agora, são seis) derrotas jurídicas que o Anísio Maia (PT) e Giucélia Figueiredo, presidente deposta do diretório municipal, impuseram à direção nacional para impedir que o partido seja obrigado a apoiar Ricardo Coutinho (PSB), esta certamente é a mais contundente. E mais emblemática também, porque a Justiça considerou que a intervenção determinada pela nacional foi “um ato abusivo”.
A decisão foi do juiz Fábio Leandro (64ª Zona Eleitoral), que determinou seja, imediatamente, suspensa a intervenção imposta pela nacional contra a municipal. O magistrado entendeu que o processo tratou-se de um “ato abusivo”, patrocinado pela presidente Gleisi Hoffmann. Com sua decisão, fica desfeita a comissão interventora, e Giucélia reassume a direção da municipal. Não foi qualquer coisa.
De acordo com a determinação do magistrado, Giucélia e toda a direção municipal voltam ao comando da legenda, com amplos poderes, administrativos, políticos e jurídicos, para seguir presidindo o processo eleitoral, especialmente a candidatura homologada de Anísio Maia (e Percival Henrique – PCdoB).
Deu errado – A nacional do PT tentou fazer uma conciliação, nessa segunda (dia 19), com militantes do partido, onde o clima ficou muito carregado após a intervenção decretada por Gleisi Hoffmann. Mas, aparentemente, a tentativa não surtiu efeito. Conforme informações de bastidores, 25 dos 27 candidatos a vereador rejeitaram a proposta do deputado Paulo Teixeira, que veio como enviado pela direção nacional.
Pela proposta, a nacional se disporia a ajudar financeiramente alguns candidatos. Alguns militantes foram muito duros contra a intervenção, como o ex-deputado Padre Adelino, ao declarar que na sua vida política foi eleito para deputado e vereador sem ter apoio financeiro do PT, portanto, mesmo se mantendo no partido não aceita esse argumento de dinheiro partidário para mudar suas posições.
Com Wallison Bezerra e Wscom.com