A Câmara de João Pessoa e o oportuno debate sobre mobilidade na Região Metropolitana
É inquestionável que um dos problemas mais graves da Região Metropolitana de João Pessoa é a questão da mobilidade urbana. Dai porque esse debate proposto pelo vereador Marcos Vinicius, presidente da Câmara da Capital, com representantes dos demais legislativos de Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita, dentre outras cidade, nesta segunda (dia 3), se reveste de uma importância especial.
Segundo Marcos Vinicius, “o trânsito de João Pessoa tem repercussão em Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, e vice-versa, dai porque precisamos envolver o debate com a população desses outros municípios, não apenas com a de João Pessoa”. O debate foi proposto para a tarde desta segunda, na própria Câmara, e novos encontros estão previstos, inclusive para debater temas em comuns da região metropolitana.
Um dos temas, segundo Marcos Vinicius, deverá ser a questão do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios que têm o número mais baixo: “Neste grupo, a gente tem municípios com o IDH baixo, médio e alto. Ajudando uns aos outros, a gente consegue elevar o índice dos que mais precisam.”
A Região Metropolitana de João Pessoa é composta por 12 municípios e mais de um milhão e duzentos mil habitantes. A quantidade de habitantes da Grande JP dá o posto de 23ª mais populosa entre as regiões metropolitanas do País: “Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Rio Tinto, Pedras de Fogo, Alhandra, Pitimbu, Caaporã e João Pessoa.”