A quem interessa um rompimento de Agra e Cartaxo?
Se a mídia chapa branca está especulando um eventual rompimento entre o prefeito Luciano Cartaxo e o neo-ecológico Luciano Agra, e soltando seus foguetões, pode ter certeza, meu caro Paiakan: é para agradar ao governador Ricardo Coutinho. Simplesmente não existe crime sem motivação, dizia a mestre em romance policial, Agatha Christie.
A Ricardo interessa queimar o prefeito Cartaxo, como sendo o ingrato que recebeu o apoio de Luciano Agra e depois rompeu. A Ricardo também interessa fulminar Agra (que foi seu algoz em 2012) como sendo o político incapaz de manter uma convivência civilizada com seus aliados, no caso o prefeito Cartaxo. Queima os dois de uma cajadada só.
Desmerecendo Agra, Ricardo varre do caminho o espinho que, em condições normais, pode ser um grande problema ao seu projeto de reeleição. Está claro que se Agra estiver bem politicamente em 2014, terá condições de polarizar com o governador em João Pessoa. E isso é tudo que RC não quer para atrapalhar seus planos eleitorais.
O mesmo vale para Cartaxo. Desgastando a imagem do prefeito, RC imagina reduzir sua importância na disputa de 2014, no âmbito de João Pessoa. Ele sabe que Cartaxo, estando bem, poderá ser uma grande dor de cabeça, especialmente se estiver afinado com as oposições, ai incluindo também o ex-prefeito Luciano Agra.
É evidente que Agra e Cartaxo sabem muito bem do que está se passando, e das consequências que um rompimento trará aos dois lados. Então, eles podem escolher: ou seguir estrumados pela mídia chapa branca e consolidar um rompimento, ou buscar um ponto mínimo de convivência que mantenha a incolumidade política de que tanto precisarão no próximo ano.