A vanguarda da Câmara de João Pessoa nos seus 70 anos
O de 2017 terá sido um dos mais profícuos da Câmara de João Pessoa. Muito se deve, é evidente, à gestão inovadora do seu presidente, o vereador Marcos Vinicius. Ao longo do ano, a Casa se apresentou como uma das mais avançadas do País, com projetos absolutamente de vanguarda, com projetos como o Mudamos, a Câmara em Seu Bairro, a Virada Legislativa, o Orçamento Impositivo.
A Câmara se tornou destaque nacional pelos avanços que adotou, e também se notabilizou por uma administração democrática. Mesmo com vários embates entre situação e oposição, a Casa soube ancorar o bom debate, e se apresentou se forma transparente para a população. Foi, enfim, uma surpresa. Marcos Vinicius já era conhecido por sua capacidade de articulação. Agora, se consolida pela boa gestão.
Desempenho – Afora a vanguarda dos bons projetos, a Casa também apresentou um desempenho legislativo destacado. Em entrevista recente, o presidente pontuou: “Foi muito positivo! Foi um ano de muito trabalho e uma produção recorde, pautado por muito diálogo e respeito. A frequência dos vereadores foi excelente ao longo de 2017 e apreciamos mais de 12 mil matérias em plenário e nas comissões, tanto as regulares, quanto as especiais, que designamos para revisar o Regimento Interno da Casa, a Lei Orgânica do Município e identificar as leis em desuso. Essa missão consumiu seis meses de trabalho e muito empenho de todos os vereadores, que se debruçaram sobre mais de 15 mil normas.”
Comunicação – O vereador também exaltou “o início a uma grade renovada, que tem como fio condutor esse registro da atividade legislativa, bem como da cidade de João Pessoa. Tudo já em alta definição! A TV Câmara foi a primeira emissora aqui da Paraíba a transmitir 100% digital. Quanto à rádio, conseguimos a outorga definitiva da Rádio Câmara FM e, para nossa alegria, a programação está sendo muito bem recebida. No ano que vem, vamos começar a transmitir as sessões e impulsionar o jornalismo radiofônico, sem abrir mão da qualidade.”
70 anos – A Câmara de João Pessoa completou, nesse mês de novembro, 70 anos de sua reinstalação. Foi uma boa oportunidade para trazer à tona a história e a atuação do legislativo pessoense nas últimas décadas: “Com esse pensamento, a TV Câmara produziu uma série para TV e um documentário em longa-metragem para o cinema, que foi apresentado no Fest Aruanda, no começo de dezembro, em uma sessão bastante prestigiada.”
“Essa parceria com o Fest Aruanda também propiciou a criação do Troféu Sétima Arte, que foi aprovado aqui na Câmara, por unanimidade, em novembro e começa a vigorar na edição do festival em 2018. É uma maneira que a Câmara têm de reconhecer o talento e estimular o cinema produzido aqui em João Pessoa”, enfatizou.
Palestras – O ciclo de palestras, que reuniu o ministro Wagner Rosário (titular da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União) com o coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), dr. Octávio Paulo Neto, e o controlador-geral do Município de João Pessoa, Severino Queiroz, e trouxe outras figuras de proa do cenário nacional, como o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG); o ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP); o conselheiro no CNJ, Henrique Ávila; o secretário de Segurança de São Paulo, Mágino Alves; a contadora Maria Clara Bugarim; o professor Moaci Carneiro; o cientista político José Carlos Brandi Aleixo; o consultor legislativo João Trindade Filho e o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB-PE), que abriu o ciclo de palestras, continua em 2018 com nomes igualmente de destaque. Além do mais, teremos um livro contando a história da Casa e uma peça teatral focada na pessoa do ex-vereador Napoleão Laureano.