A voz isolada de Ruy na luta contra a exumação da CPMF
Tem razão o deputado Ruy Carneiro quando afirma: “Não cabe na cabeça e no bolso de nenhum brasileiro a criação de mais um imposto”. Foi na verdade a reação do parlamentar à iniciativa dos governadores eleitos do Nordeste, em reunião, última terça-feira (dia 9), em João Pessoa, quando defenderam a volta da CPMF, para financiar custos com a saúde pública.
Segundo Ruy, o momento não é criar mais impostos: “O Brasil não precisa de novos impostos, além das dezenas de impostos, taxas e contribuições que já existem atualmente. Precisa gastar com eficiência o que já arrecada e precisa reduzir os gastos com a máquina pública, combater a corrupção e revisar o seu pacto federativo que é um sacrifício para com os estados e municípios.”
“Ora, o Brasil inteiro lutou para derrubar o Imposto do Cheque, a antiga CPMF, que naquele instante tinha perdido o seu real objetivo que era o de contribuir com o financiamento da saúde pública. O dinheiro era aplicado em tudo, menos em saúde, então não faz sentido reavivar algo que não deu certo e só aumento a carga tributária para o contribuinte”, complementou o deputado.
Pena que tenha sido apenas o deputado Ruy Carneiro a se levantar contra a proposta de exumação da famigerada CPMF. Esperava-se que toda a bancada federal tivesse a mesma postura, em defesa dos interesses do cidadão, e sinalizando que o Governo deve ter eficiência para aplicar os recursos que arrecada, não aumentar os impostos, sempre que está com problemas de caixa por gastar demais.