ABASTECIMENTO GARANTIDO João garante que municípios paraibanos não ficarão sem água após suspensão dos Carros-Pipa
Após o Exército Brasileiro anunciar que a falta de orçamento levou à suspensão do programa Carro Pipa, o governador João Azevedo garantiu em suas redes sociais que o Corpo de Bombeiros e a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) vão ser responsáveis pelo abastecimento das 70 cidades paraibanas que estão sem água.
“Vamos garantir, por meio da Cagepa e do Corpo de Bombeiros, assistência às 70 cidades paraibanas até que a Operação Carro-Pipa seja normalizada. Foi Esse o compromisso que firmamos aqui em Brasília, onde estivemos no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para pleitear que os pagamentos junto ao Exército sejam retomados e a distribuição de água liberada. Tenho certeza de que em muito breve estaremos resolvendo essa questão para levar tranquilidade a quem vive nessas cidades, com a garantia de que a operação voltará”, postou João.
Para entender – Nesta segunda-feira (26/11), 1º Grupamento notificou a Defesa Civil dos municípios que o abastecimento por carros-pipa será suspenso. Nos demais municípios (de um total de 159), o programa ainda irá atender à comunidades. Na Paraíba, 272.990 pessoas são abastecidas com carros-pipa.
Em todo o País, aa operação abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas, atendendo aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, distribuídas por 466 municípios em todo o Brasil.
O Senador Efraim Filho (União Filho) foi um dos parlamentares a reagir após o anúncio e convocou os demais integrantes da bancada federal para se mobilizar pela manutenção do programa: “É inadmissível que tenhamos que lidar com a falta d’água em pleno século XXI. É a época mais quente do ano. É impensável que os municípios fiquem sem água. Se tivermos de paralisar e obstruir votações de interesse do governo, faremos até que sejam garantidos os recursos para manutenção do abastecimento de água”, disse.
Redação