ACABOU MAL… Festa de Terreiro leva prefeito à prisão durante operação da Polícia Federal e Gaeco

A Polícia Federal e o Gaeco voltaram às ruas, na manhã desta terça (15/08), no âmbito da Operação Festa de Terreiro 2, para cumprimento de mandado de prisão contra o prefeito Umberto Jefferson (União Brasil), de São Mamede.

Além das prisões preventivas, também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco na cidade de Patos e uma em São Mamede. Dois servidores públicos foram afastados dos cargos e tiveram sequestrados seus bens, no valor equivalente a R$ 5.187.359,94.

A operação visa combater esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro no município, e é a continuação da investigação que culminou com a primeira fase da operação.

A fase 1 vem de 2 de março deste ano, e apurou prejuízos de cerca de R$ 8 milhões aos cofres públicos. Mas, foi, na verdade, um desdobramento de outra operação, Bleeder, cuja primeira fase aconteceu em 2021, enquanto a fase mais recente foi no dia 9 de março.

O prefeito Umberto Jefferson e os outros investigados devem responder por frustração do caráter competitivo de licitação; violação de sigilo em licitação, afastamento de licitante, fraude em licitação ou contrato; peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Bleeder – O nome da operação é uma referência ao termo usado pelos investigados ao combinar o resultado de licitações.