Academia de Letras exibe “Menino de Engenho” durante Seminário em homenagem a Zé Lins do Rego
A Academia Paraibana de Letras exibe, às 16h desta sexta-feira (dia 20), o filme “Menino de Engenho”, do diretor Walter Lima Júnior. A exibição fará parte da programação do I Seminário de Estudos Literários, este ano dedicado à “Força do Regionalismo Literário em José Lins do Rego”, numa homenagem aos 80 anos da publicação de obras como “Usina” e “Histórias da Velha Totônia”.
A programação consta de conferências, mesas-redondas, sessões de comunicações individuais, programação cultural, e lançamento de livros e revistas. Esta quinta-feira iniciou com a mesa redonda “Literatura e Brasilidade”, e encerrará às 16h30 com a conferência “Zé Lins – O ensaísta”, pelo professor e acadêmico José Mário da Silva Branco.
Nesta-sexta, antes da exibição do filme, haverá uma conferência sobre “Literatura e cinema”, com o cineasta Walter Lima. Para o professor e poeta Damião Ramos, presidente da APL, “a realização deste seminário é fruto de esforço coletivo da Academia, com o Instituto Federal da Paraíba e visa resgatar a vida e a obra de um dos maiores paraibanos”.
O I SEL, coordenado pela professora e acadêmica Socorro Aragão irá até amanhã (sexta-feira):“O nosso objetivo é evidenciar a importância da obra de José Lins do Rego, como um dos nossos maiores escritores, e mostrar ainda a força do regionalismo em sua escritura, que tem um reconhecimento mundial, pela universalidade de seus valores.”