Adesões a Romero e Tatiana marcam disputa de 2º turno em CG
Dois fatos marcantes na campanha de Campina Grande. Primeiro, o deputado Guilherme Almeida, ex-candidato do PSC, anunciar apoio ao tucano Romero Rodrigues, que virou pro segundo turno na liderança do ranking. Segundo, o presidente nacional do PT, Rubens Falcão, que deve formalizar, nesta quarta (dia 17) em João Pessoa, apoio a Tatiana Medeiros.
Tudo bem que o deputado Leonardo Gadelha, do PSC, anunciou apoio à candidata do PMDB. Mas, a verdade é que o candidato a prefeito pelo partido foi Guilherme. Isso tem um peso, apesar da modesta votação obtida pelo deputado nas urnas do primeiro turno. Tem o seu simbolismo, sobretudo nas definições de segundo turno.
O apoio do presidente nacional do PT tem um efeito pedagógico. Inclusive. Afinal, durante todo primeiro turno o partido protagonizou uma ferrenha disputa entre a tese da candidatura própria (com Alexandre Almeida) e a aliança com o PP de Daniella Ribeiro. Talvez seja o sinal de que, agora no segundo turno, o partido poderá, enfim, se reaglutinar.
Se bem que, em Campina Grande, tem se registrado uma espécie de promiscuidade partidária. Os partidos que já se posicionaram no segundo turno não têm conseguido levar toda a sua militância. Os dois lados comemoram adesões de um mesmo partido. Nada de surpreendente, pois tem sido assim nas últimas eleições na cidade, dada a polarização extremada entre dois grupos políticos.