Aeroporto de Campina terá enfim sistema de pouso por instrumentos
Demorou. Mas, finalmente, o Aeroporto João Suassuna, de Campina Grande, terá enfim em operacionalização o sistema ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos). Os aparelhos foram instalados desde o ano passado, através de emenda do senador Vital Filho, mas se encontravam sem operação, o que era motivo de muitas queixas das empresas de aviação.
Mas, ontem (dia 18), o senador recebeu a confirmação de que o ILS começará a operar com sua capacidade reduzida, a partir de 3 de abril, mas deve ser ampliada até chegar aos 100% assim que a Prefeitura de Campina Grande proceder solicitações feitas pelo órgão para adequações da pista de pouso do aeródromo, conforme informou o Ministério da Defesa.
Nos últimos tempos, vários voos foram suspensos em Campina Grande, exatamente por conta das precárias condições meteorológicas e de visibilidade. Com esse sistema, esses voos não seriam cancelados, porque a torre de comando do aeroporto assume o comando do direcionamento preciso da aeronave, evitando erros na aproximação da pista que possa resultar em acidente.
O ILS é um sistema de aproximação por instrumentos, utilizado pelas torres de comando dos aeroportos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja na fase de aproximação final na pista. Consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista (localizer), e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação (glideslope).