Afinal, o deputado e secretário Galdino vai ou não ser afastado?
Uma dúvida tem permeado o debate político dos últimos: afinal, o deputado Adriano Galdino, atual secretário-chefe da Casa Civil, vai ou não ser afastado da Assembleia? A dúvida persiste porque já se vão sete dias, desde que a juíza Alexandra Varandas, de Pocinhos, anunciou publicamente a decisão do Superior Tribunal de Justiça.
Galdino foi condenado por improbidade administrativa em primeira instância, recorreu e teve seus recursos seguidamente rejeitados pelo Tribunal de Justiça e Superior Tribunal de Justiça. Na semana passada, o ministro Fischer (STJ) rejeitou novo recurso, e ainda apontou que o parlamentar abusou “do poder de recorrer” pra tentar escapar da condenação.
O secretário tentou uma última cartada, com um recurso extraordinário, na esperança de levar o caso para a apreciação do Supremo Tribunal Federal. Pelo rito judicial, cabe ao Tribunal de Justiça comunicar a decisão do STJ à Assembleia, para que proceda seu afastamento formal. Com o afastamento de Galdino, o deputado Assis Quintans assume a titularidade do mandato.