Agência faz alerta: Governo do Estado deixa de realizar obras e águas da Transposição podem não chegar a Boqueirão
Uma revelação feita pela ANA (Agência Nacional de Águas) ao prefeito Romero Rodrigues e alguns parlamentares paraibanos que estiveram em Brasília, há poucos dias, é de causar preocupação. Segundo a Agência, um problema estrutural na Barragem de Camalaú impede a bacia de receber as águas da Transposição do São Francisco e, com isso, não chegarão a Boqueirão.
Os técnicos informaram que, “sem a adoção de melhorias técnicas em Camalaú, não há como as águas da Transposição chegarem ao Açude de Boqueirão”, revelaram os vereadores campinenses Alexandre do Sindicato (PHS) e Marinaldo Cardoso (PRB): “O pior é que o governador Ricardo Coutinho tem conhecimento do problema, mas não adotou qualquer providência até agora.”
Os próprios técnicos da ANA cientificaram o governador, para que as providências técnicas fossem adotadas, “porque de nada adiantará o Governo entregar a Transposição, se as águas não chegarem a Boqueirão e outra localidades, onde é crítico o problema da falta d’água”. Lembram que o Açude de Boqueirão tem pouco mais de 12% de sua capacidade.
Se o açude não tomar água até o final do ano, no início de 2017 não terá mais condições de abastecer Campina Grande e dezenas de cidades do Compartimento da Borborema. “A salvação será a Transposição, mas será preciso que as águas cheguem ao Açude de Boqueirão”, complementou o prefeito Romero Rodrigues.