AGLOMERAÇÃO PARA VACINAR Secretaria explica que “enquanto dependeu apenas da prefeitura, tudo transcorreu bem”
Esta terça (dia 13) foi um dia de tumulto na campanha de vacinação em João Pessoa. Uma enorme quantidade de pessoas se aglomerou no Espaço Cultural, sem conseguir se imunizar, por falta de doses. Consultada pela Blog, a secretaria de Comunicação, em nota, explicou que, “enquanto dependeu apenas da prefeitura de João Pessoa, a vacinação alcançou índices recordes de imunização”.
Ainda segundo a secretaria, “a prefeitura conseguiu aplicar mais de 170 mil doses, mesmo tendo cerca de 21 mil pessoas de outros municípios e a Paraíba, neste período se tornou a 2ª capital do País, atrás apenas de Manaus, em percentuais de vacinação para maiores de 60 anos, e todo o processo de imunização foi tranquilo, ordeiro, apesar de muito céleres”.
Mas, nas últimas semanas, a prefeitura foi alvo de uma ação do Cosem (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) que conseguiu retirar dez mil doses de João Pessoa. Além do mais, conforme os técnicos da secretária de Saúde da capital, os frascos da vacina CoronaVac, que, antes forneciam 10 doses, agora permite a aplicação de oito, nove doses.
Houve, ainda, conforme noticiário nacional redução na remessa de doses para os Estados, especialmente da CoronaVac. “Mesmo com a campanha intensa da prefeitura para as pessoas procurarem a segunda dose, elas não iam se vacinar, fazendo sobra de doses expressivas nos pontos de vacinação, então veio o noticiário nacional indicando possibilidade do Butatan suspender a produção de vacinas”, diz a nota.
“Com esse noticiário, houve certo pânico, então uma quantidade imensa de pessoas decidiu ir ao mesmo tempo, procurando vacinas e, mesmo havendo um número de vacinas, conforme média dos dias anteriores, a prefeitura foi surpreendida com uma verdadeira multidão. Então, enquanto a prefeitura dependeu exclusivamente de si, a campanha avançou rápido, mas quando depende do Ministério da Saúde, com remessa de mais doses, fomos surpreendidos”, arremata.
A campanha de vacinação havia sido suspensa no domingo e na segunda-feira, por falta de vacinas. A retomada foi programada, então, para esta terça-feira. O Espaço Cultural foi o local onde mais houve aglomeração de pessoas que foram atrás de vacinas.