AGORA É OFICIAL Arhur Lira formaliza apoio a Hugo Motta na disputa pela Presidência da Câmara
O deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), presidente da Câmara Federal, acaba de oficializar seu apoio ao paraibano Hugo Motta (Republicanos), na disputa por sua sucessão na Casa. O anúncio ocorreu durante um almoço, nessa quarta-feira (11/09), com vários parlamentares, em Brasília.
A revelação foi feita pelo deputado Odair Cunha (PT-MG), líder do PT na Câmara. De acordo com reportagem do portal Metrópoles, o petista destacou que vai submeter o nome de Motta à bancada de seu partido para avaliação.
Apesar da escolha de Lira, outros candidatos não desistiram de seguir na disputa. Elmar Nascimento e Antônio Brito (BA), líder do PSD, firmaram um acordo que inclui também a sucessão na presidência do Senado Federal.
Mas, Hugo Motta é visto como nome capaz de construir maior consenso, e conta com aval também do presidente Lula. O paraibano tem 35 anos e está em seu quarto mandato como deputado federal, com bom trânsito entre parlamentares de diferentes vertentes ideológicas.
(mais em https://www.metropoles.com/brasil/lira-apoio-motta)
Como mostrou o Metrópoles, o acordo firmado estabelece que Antônio Brito, líder do PSD, e Elmar vão manter as candidaturas por enquanto. Entretanto, nos próximos meses, somente o nome que mais angariar apoios se manterá na disputa.
Para tentar frear o favoritismo de Motta na Câmara, a cúpula do União e do PSD também selaram um acordo em relação ao Senado Federal. Atualmente, o favorito na disputa é o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
A aliança firmada na segunda envolve o direito do PSD de ficar com a vice-presidência do Senado, se houver reciprocidade de ambos os partidos na Câmara.