AGRICULTURA FAMILIAR Parceria com cooperativas vai disponibilizar portal para estreitar relação de consumidores com produtores
Uma parceria entre a prefeitura de João Pessoa, em conjunto com os agricultores, a Cecaf (Central de Comercialização da Agricultura Familiar), Incra e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai criar um portal para permitir o contato direto de consumidores com produtores rurais.
Uma das medidas a serem adotadas nas próximas semanas é a construção de um plano de divulgação das atividades desenvolvidas na Cecaf, segundo a chefe da Divisão de Comercialização da Agricultura Familiar da Sedurb, a
assistente social Natália da Silva Beserra.
Os agricultores oferecem, segundo levantamento da Cecaf, “frutas, verduras, hortaliças, tubérculos, ovos, galinhas, frutos do mar, bode, queijos variados, farinha, goma de tapioca, mel, temperos, biscoitos artesanais, bolos, doces e comidas típicas diretamente da zona rural”. O Cecaf funciona no conjunto José Américo.
“Vamos transformar de fato o espaço, que é muito amplo, em um grande centro de comercialização da produção dos agricultores paraibanos. Queremos despertar esse gigante que está adormecido, vamos fazer com que a Cecaf seja conhecida por toda a cidade, aumentando o número de consumidores”, pontuou Natália.
De acordo com o presidente da Unicafes-PB, o agricultor Jaciel Franklin Pereira da Silva, do Assentamento Canudos, no município de Sobrado, a participação das cooperativas na Cecaf vai contribuir fortemente com o escoamento e a comercialização da diversificada produção dos pequenos agricultores.
“Com a chegada das cooperativas no centro de comercialização, vamos transformar a atual feira em um real centro de distribuição de alimentos, com preços ainda mais acessíveis aos consumidores porque vamos ampliar a oferta de
produtos vindos diretamente do campo”, pontual Jaciel.
Segundo ele, com isso, “haverá um maior desenvolvimento da atividade agrícola em todo o Estado e o aumento da renda dos pequenos agricultores e dos assentados da reforma agrária ligados a essas entidades”.