AINDA HÁ ESPERANÇA Lula exclui Paraíba de Ministério e só restam para aliados locais sonhar com BNB, Sudene e Codevasf
Praticamente todos os Estados do Nordeste terão ministros no futuro governo Lula. A Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte estão fora. Mas, só Pernambuco terá três: José Mucio (Defesa), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Jorge Rodrigo Araújo Messias, o Bessias (Advocacia Geral da União).
A Bahia terá dois: Rui Costa (Casa Civil) e Margareth Menezes (Cultura). O Maranhão terá o ex-governador Flávio Dino (Justiça). Piauí, o também ex-governador Wellington Dias (Desenvolvimento Social). O Ceará, mais um ex-governador: Camilo Santana (Educação). Sergipe terá Márcio Macedo (Secretaria de Governo).
Havia a expectativa de que a Paraíba pudesse indicar pelo menos um nome. Com o anúncio final da equipe, a esperança dos aliados de Lula no Estado é que possam sobrar alguns cargos no Banco do Nordeste, Sudene, Codevasf e, Funasa. Afora, obviamente os cargos federais no Estado.
É por um desses cargos que esperam ainda Ricardo Coutinho e Pollyanna Dutra. Nos bastidores, também especulam que o senador Veneziano Vital do Rego teve interesse no Ministério do Turismo, enquanto o deputado Aguinaldo Ribeiro esperava pelo Ministério das Cidades. Mas, não foi desta vez.