O deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos) voltou a usar suas redes sociais para rebater críticas do Governo Lula, por ter pauta a votação de decreto do IOF. Motta defendeu a decisão do Congresso, Câmara e Senado, que derrubaram três decretos do presidente Lula, que estabeleciam a majoração das alíquotas do imposto.
Postou Motta, em vídeo: “Capitão que vê o barco indo em direção ao iceberg e não avisa, não é leal, é cúmplice. E nós avisamos ao Governo que essa matéria do IOF teria muita dificuldade de ser aprovada no Parlamento.”
E segundo O Globo, Motta classificou como “fake” a avaliação de que o Palácio do Planalto teria sido “traído” e surpreendido com a inclusão e a votação da proposta de derrubada dos decretos na Câmara.
Na postagem, o presidente da Câmara também voltou a repetir que não atende a projetos políticos individuais. “Presidente de qualquer Poder não pode servir a um partido, tem que servir ao seu País”, pontuou.
Em outra declaração dura, Hugo afirmou: “Quem alimenta o nós contra eles acaba governando contra todos. A Câmara dos Deputados, com 383 votos de deputados de esquerda e direita, decidiu derrubar um aumento de imposto sobre o IOF, um imposto que afeta toda a cadeia econômica. A polarização política do Brasil tem cansado muita gente e, agora, querem criar a polarização social”, afirmou o deputado.”
O Governo Lula avalia recorrer ao Supremo Tribunal Federal, para tentar derrubar a decisão do Congresso, em que pese o Psol já ter acionado a Corte neste mesmo sentido. O feito tem como relator o ministro Gilmar Mendes, que solicitou do presidente Roberto Barroso, a redistribuição para Alexandre de Moraes.