ALERTA NA CALVÁRIO Livânia estaria recebendo afagos para mudar depoimento sobre Ricardo Coutinho à Justiça
O Blog recebeu informações de pessoas ligadas à Operação Calvário, que aliados do ex Ricardo Coutinho estariam tentando cercar a ex-secretária Livânia, com elogios e afagos, para que ela mude os termos de sua delação premiada, quando for ouvida pela Justiça. Como se sabe, Livânia e os demais integrantes da organização criminosa desbaratada pelo Gaeco foram denunciados pelo Ministério Público da Paraíba.
A denúncia já foi acatada pela Justiça, através do desembargador Ricardo Vital. Em sua delação Livânia (e de todos os demais delatores) aponta Ricardo Coutinho como o chefão da organização criminosa, a partir de sua parceria com o lobista Daniel Gomes da Silva. Daniel apresentou à Justiça do Rio de Janeiro nada menos do que mil horas de gravações com Ricardo Coutinho e outros integrantes do esquema.
Livânia é considerada uma testemunha chave do esquema e o seu depoimento à Justiça poderá determinar os rumos do julgamento, inclusive com a condenação dos integrantes da orcrim. A ideia dos afagos, conforme suspeita da força tarefa, seria precisamente no sentido de que Livânia volte atrás em sua delação, e diga que foi coagida pelos investigadores a apontar Ricardo Coutinho como chefe da organização criminosa.
Até onde o Blog pode apurar, os investigadores rastrearam os afagos, através de recentes artigos divulgados pela sua esposa, a ex-secretária Amanda Rodrigues. Os afagos se estenderiam também ao ex-secretário Ivan Burity.
O julgamento ainda não tem data para iniciar, mas, pelo que circula nos bastidores, o desembargador Ricardo Vital deverá pedir pauta para iniciar o feito no segundo semestre do ano, com previsão de veredicto até dezembro.