ALERTA VERMELHO Veneziano e o PT têm até 12 de setembro para definir seu candidato a senador
O candidato Veneziano Vital do Rego (MDB) e o PT (como todos os demais partidos e federações) têm até 12 de setembro para definir seu candidato a senador. Esse é o prazo estabelecido pela legislação eleitoral, para o julgamento de todos os pedidos de registros e impugnações.
Também é prazo para definição da foto que será apresentada aos eleitores na urna eletrônica. Depois desta data, não haverá mais condições de alterar candidaturas.
Candidatos impugnados que insistirem em manter a postulação poderão, desta forma, ter os seus votos anulados, ainda de acordo com a legislação.
A data fatal chama a atenção em especial pelo caso do ex-governador Ricardo Coutinho, que se encontra inelegível, por condenação do Tribunal Superior Eleitoral e vem insistindo em permanecer na disputa.
O ex-governador, além de condenado pelo TSE, em novembro de 2020, também teve seu recurso por uma liminar negado pela ministra Rosa Weber (Supremo Tribunal Federal), que postulou, em seu despacho, que ele cometeu crime de abuso político e econômico na eleição de 2014, foi condenado pela corte eleitoral e, portanto, segue inelegível.
Na Paraíba, o ex-governador foi impugnado pelo Ministério Público Eleitoral e, inclusive, por determinação da Justiça, foram suspensos quaisquer repasses do Fundão para eventos da campanha que insiste em fazer.
Diante desse cenário, as especulações apontam que o PT pode direcionar os recursos do Fundão para o suplente Jeová Campos, abrindo caminho, inclusive, para o deputado assumir a candidatura ao Senado, até o prazo final de 12 de setembro.