ALGO NO AR? Assembleia aprova convocação de secretário e Galdino nega problemas com João, mas cobra reconhecimento
Uma recente votação na Assembleia expôe um provável cisma na relação entre o Republicanos do deputado Adriano Galdino e o governador João Azevedo.
O presidente da Casa nega conflito, mas, aparentemente, permitiu a aprovação de uma convocação do secretário Roberto Souza (Educação) para dar explicações aos deputados de eventual problemas em sua pasta.
Segundo Galdino, “existem ruídos políticos, alguns deputados nos procuram pela maneira como ele (o secretário de Educação) conduz a pasta, um pouco afastado das questões políticas”.
Roberto é do Ceará e foi indicado por Hugo Motta por, supostamente, ter boa relação com o ministro Camilo Santana (Mec), ex-governador cearense.
Disse também que a intenção de Hugo ao indicar Roberto seria que ele implementasse o modelo de escola pública do Ceará na Paraíba. O que, segundo Galdino, não estaria evidente, até o momento.
Por fim, Galdino cobrou uma maior proximidade e gestos de apreço por parte do governador João Azevedo em relação aos deputados estaduais que fazem parte da base governista.
Galdino, que não costuma passar panos quentes, também disse que o episódio da votação das mudanças na previdência estadual, em favor do governo, que trouxe imenso desgate aos deputados, não teria recebido qualquer gesto de reconhecimento por parte de João Azevedo.
Convocação – Na semana passada, a Assembleia aprovou a convocação do secretário Roberto Souza para explicar a devolução de R$ 5 milhões do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e a falta de projetos educacionais para o Estado, como estava no requerimento da convocação.