Amnésia: RC fecha escolas na PB mas vai a Fórum defender investimento em educação
Foi muito interessante, até curiosa, a participação do governador Ricardo Coutinho no Forum da Revista Exame Nordeste, em Salvador, nesta terça (dia 15). Curiosa porque, segundo a mídia do Governo, RC afirmou que as desigualdades no Nordeste e, especialmente, na Paraíba só poderão ser superadas com investimentos em logística, portos (!), estradas e educação.
Sério, meu caro Paiakan. Veja suas palavras (migre.me/iO4R8): “Só se diminui as desigualdades com investimentos na educação básica e profissionalizante e na produção em logística, portos, estradas que preparem os Estados para esse novo ciclo e que, ao mesmo tempo, retire recursos das atividades meio dos Estados e coloque nas atividades fim.”
Então, fica impossível não rememorar o que ocorreu na campanha de 2010, quando o então candidato repudiou, com veemência, a construção de um porto de águas profundas no Estado. Achou desnecessário, quando já há Suape (em Pernambuco, claro) e citou que o Porto de Cabedelo pode dar conta do recado. Mesmo com um calado tão baixo.
Investimentos em educação? Ora, será esse o mesmo gestor que mandou fechar mais de 200 escolas na Paraíba, no salto (para trás) de três anos que o Estado deu desde sua posse? Qualquer administrador minimamente preparado sabe, meu caro Paiakan, que não há saída para o desenvolvimento que não seja pela via da educação. Mas, fechando escolas?
A minha teoria, meu caro Paiakan, é que o governador segue mal assessorado. Não é possível que use um fórum importante como esse para fazer afirmações que se confrontam com sua prática administrativa. Só pode ser uma pegadinha de algum assessor descontente com o governador, e tentando prejudicar a sua imagem. Não há outra explicação.