Anísio age como 1º ministro e reduz importância de Agra
Com ou sem aval do prefeito eleito Luciano Cartaxo, a verdade é que o deputado Anísio Maia vai de fato assumindo as funções de um primeiro-ministro. E delimitando território. Suas repetidas declarações, minimizando a importância do prefeito Luciano Agra na vitória de Cartaxo causaram turbulências. Mas, não foram desautorizadas por Cartaxo.
Segundo Anísio, Agra teve sua importância na campanha, mas não no grau que se quer atribuir: “Nossa vitória começou quando escolhemos um bom candidato, depois teve a participação decisiva de Lula e Dilma (no guia eleitoral). O prefeito Luciano Agra teve sua importância, mas não foi um elemento único na campanha. O PT ganhou porque mostrou competência.”
O prefeito Agra não se manifestou ainda sobre as declarações de Anísio, mas, no particular, o comentário é que ele não compreende porque, depois da todo o engajamento na campanha de Luciano Cartaxo, tenha surgido esse tipo de comentário. Como se sabe, desde o momento em que se incorporou à campanha de Cartaxo, teve uma participação muito ativa.
Há, inclusive, quem o responsabilize (o governador Ricardo Coutinho, por exemplo) de ter colocado a máquina da Prefeitura a serviço da candidatura de Cartaxo. Por outro lado, Anísio, que até se licenciou da Assembleia para assumir a coordenação da campanha de Cartaxo, ganhou extraordinária importância com a vitória.
Mas, Anísio defende a filiação do prefeito Luciano Agra no PT. Desde, é claro, que ingresse como soldado.