Anísio deixa liderança da oposição responsabilizando colegas e empresário
Quem disse que só há problemas com a bancada do governador Ricardo Coutinho que, nos últimos dias, foi desidratada em nada menos do que seis deputados? Há pendenga também na bancada de oposição. Pelo menos a julgar pela carta distribuída, hoje com a Imprensa, pelo deputado Anísio Maia, justificando sua saída da liderança da oposição na Assembleia.
Anísio se diz boicotado por alguns deputados que, em determinado momento, chegaram a negociar com o governador Ricardo Coutinho a votação de algumas matérias na Casa, apesar de serem, pelo menos em tese, da bancada de oposição. Diz Anísio: “Toda posição política firme tem um preço, e se o preço pela minha permanência na liderança da oposição é me calar, podem procurar outro.”
Confira a carta na íntegra:
“Ocupando a liderança da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba desde março de 2013, esforcei-me para cumprir com ética e energia esta importante missão política. Nos momentos mais difíceis e decisivos, não vacilei um só minuto para defender os interesses do povo paraibano, expressos especialmente por diversas mobilizações sociais.
Nos últimos dias, venho sendo pressionado a mudar meu comportamento e a silenciar sobre alguns temas. Uma das exigências é calar diante das ações perniciosas do Manaíra Shopping em João Pessoa e Cabedelo. A outra é suspender as críticas à candidatura do PMDB ao Governo do Estado.
Os mesmos que, apesar de comporem a oposição, negociaram às escondidas com o Palácio da Redenção, e fugiram de importantes votações para beneficiar o atual governador, agora articulam pela minha substituição. Tudo isto confirma o que eu já tinha conhecimento, que empresário Roberto Santiago iria trabalhar para impedir minha reeleição na Assembleia, livrando-se assim, de um “incômodo”. Com esta articulação podemos comprovar o tamanho da influência deste empresário na política paraibana.
Toda posição política firme tem um preço, e se o preço pela minha permanência na liderança da oposição é me calar, podem procurar outro. Ao mesmo tempo, reafirmo meu total compromisso em lutar ao lado dos movimentos sociais, dos servidores públicos e de todos aqueles que acompanham e apoiam nossa atuação parlamentar para construirmos uma nova Paraíba.
Não abdicarei nunca de defender abertamente minhas ideias diante de grupos poderosos nem aceitarei tampouco ser tutelado por quem quer que seja.
Agradeço a todos que me indicaram e me ajudaram na Liderança das Oposições e de cabeça erguida entrego esta.”