Apenas dois vereadores nomearam 1,3 mil prestadores na Prefeitura. Cartaxo vai demitir?
Uma informação surpreendente vazou da comissão de transição do prefeito eleito Luciano Cartaxo. Dados extraoficiais revelam que apenas um vereador nomeou mais de 780 cargos na administração do prefeito Luciano Agra. Outro parlamentar, igualmente influente junto ao prefeito, emplacou mais de 500 prestadores de serviço.
Somados, os dois teriam nomeado mais de 1.3 mil funcionários na Prefeitura de João Pessoa, sem concurso público. Os números impressionam. Como comentava um técnico, esta manhã para o Blog: “Os dois nomearam mais prestadores do que o número de funcionários da Coteminas, uma das maiores empresas da Paraíba.”
A orientação, segundo o Blog pode apurar, é para o prefeito eleito Luciano Cartaxo promover a demissão abusiva de prestadores, até como uma cobrança dos demais vereadores que não conseguiram o mesmo feito. Há ainda os novos que também reivindicam uma participação na administração, indicando os seus aliados, como é de praxe.
A Prefeitura de João Pessoa possui mais de 17 mil servidores sem concurso (contra pouco mais de 13 mil concursados), dos quais mais de nove mil foram nomeados pelo prefeito Luciano Agra, em menos de dois anos de gestão. Segundo o governador Ricardo Coutinho, Agra transformou “a Prefeitura num balcão de negócios”.
Agra se defende da acusação, afirmando que os prestadores foram contratados para atender aos vários equipamentos, principalmente na área de educação e saúde, que foram inaugurados por sua administração. O assunto foi um dos mais comentados na sessão desta manhã (dia 13) na Câmara Municipal de João.