APOIO NA PANDEMIA Prefeitura inicia nesta quarta o pagamento da ajuda emergencial a artistas de João Pessoa
A prefeitura de João Pessoa começa a pagar, nesta quarta (dia 28), a primeira parcela da ajuda destinada a artistas inscritos no Programa de Apoio Emergencial, no valor de R$ 300. Nessa fase, serão contemplados 1.082 inscritos para terem acesso ao benefício.
Segundo Marcus Alves, presidente da Funjope, “o apoio emergencial é fruto de uma decisão do prefeito Cícero Lucena e do encaminhamento da Funjope no sentido de trazer alguma ajuda, um conforto para os profissionais da cultura que mais precisam e que estão prejudicados em suas atividades por conta da pandemia da Covid-19″.
Marcus ressaltou que a iniciativa atraiu mais de 1.800 pessoas: “Chegamos a esse resultado, de maneira que todas as categorias de arte e de cultura que se inscreveram possam ter seus contemplados. Agora, vamos trabalhar para acelerar o pagamento dessas pessoas que a gente já começa a partir desta quarta-feira.”
Na lista dos beneficiados estão incluídos profissionais das artes cênicas, como teatro dança e circo; música; culturas populares; artes visuais; audiovisual; livro, literatura, leitura e bibliotecas. Estão incluídos também trabalhadores da cultura, como produtores, diretores, artistas, técnicos e pessoal de apoio a grupos e espetáculos artísticos.
O edital foi voltado para os artistas que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social para enfrentamento da crise sanitária. Porém, apenas os que moram em João Pessoa há pelo menos dois anos puderam se inscrever. É considerado artista a pessoa física que realiza trabalho individual ou coletivo e comprove a atividade como fonte de renda exclusiva.
O resultado final, com os nomes contemplados, pode ser conferido no link https://transparencia.