APÓS ANVISA LIBERAR Paraíba deverá receber 81 mil doses da Sputnik V até o mês de julho
A Anvisa concedeu autorização para a importação excepcional da vacina Sputnik V e, com isso, a Paraíba deverá receber, nos próximos dias, um lote de 81 mil doses. Não há ainda um prazo para a importação, mas uma previsão que ocorra em julho. A Anvisa destacou que o Estado deverá cumprir algumas exigências.
O governador João Azevedo confirmou, em seu Twitter, a importação da vacina: “Já temos a autorização e estamos trabalhando para cumprir os trâmites burocráticos e as exigências da Anvisa. O objetivo é fazer as vacinas chegarem o quanto antes.”
Condições – As principais condições preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e que todos os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.
A Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina, o imunizante deverá ser utilizado em condições controladas com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a Agência e executado conforme Boas Práticas Clínicas.
A Anvisa também poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas; dentre outros aspectos destacados no voto do relator.
Liberações – Com a decisão da Anvisa, foram autorizados os seguintes volumes por Estado: Amapá (17 mil doses), Goiás (142 mil), Mato Grosso (71 mil), Pará (174 mil), Paraíba (81 mil), Rio Grande do Norte (71 mil doses) e Rondônia (36 mil).