Após atraso de 14 meses da Sudema para liberar licença as obras de contenção da Barreira do Cabo Branco devem levar quatro anos
O pessoense terá que esperar por, pelo menos, mais quatro anos, para ver concluídas as obras de contenção na Barreira de Cabo Branco. Após um atraso de 14 meses, e depois de intensa pressão inclusive do TCE (Tribunal de Contas do Estado), a Sudema enfim liberou a licença prévia do projeto encaminhado pela Prefeitura de João Pessoa.
Segundo a secretária Daniella Bandeira (Planejamento, João Pessoa), o prazo para realização da licitação, a partir da licença, leva de 90 a 120 dias, a menos que a Defesa Civil Nacional decrete a área em estado de emergência, o que permite encurtar os prazos. Após a licitação, obra, que tem quatro etapas, deve levar até quatro anos para ser concluída.
A primeira etapa, orçada em R$ 120 milhões, compreende a parte de drenagem e pavimentação, com previsão de um ano e meio. A Prefeitura já conta do R$ 12 milhões para essa fase do projeto. A segunda etapa compreende as obras de contenção da barreira. A terceira, com o reforço da parte de areia e, finalmente, a última etapa compreende a implantação de quebra-mares.