APÓS CHUVAS INTENSAS… Dnocs tranquiliza população e descarta risco de rompimento da Barragem Engenheiro Ávidos
As últimas chuvas que têm caído na Paraíba aumentaram, consideravelmente, a capacidade de várias barragens pelo Estado. Mas, ao mesmo tempo, também uma preocupação de que um incremento acentuado no volume pode trazer risco de rompimento de algus mananciais.
Uma das preocupações, nos últimos dias, foi com relação ao Açude do Boqueirão (Engenheiro Ávidos), em Cajazeiras, onde a população chegou a detectar a ocorrência de vazamento. Os moradores chegaram a produzir vídeos e fotos de um buraco na represa, o que provocou medo nas pessoas.
Houve uma intensa mobilização na cidade, e o assunto chegou à sede do Dnocs, em Fortaleza, responsável pela gestão da barragem. Mas, em nota, o Dnocs admitiu um pequeno problema estrutural, mas tranquilizou a população, assegurando que não constituía qualquer risco para a barragem.
Segundo o diretor técnico Luís Hernandes Jr: “Todas as medidas visando mitigar os problemas registrados na obra”, e que, apesar do problema, a barragem permanece estável. Já há, conforme o Dnocs, obras de reforço da estrutura da barragem e da própria barreira sendo realizadas em parceria com o Ministério da Integração, iniciadas antes mesmo do início das chuvas.
CONFIRA NOTA…