APÓS DECISÃO DO MEC… Prefeitura de Cabedelo decide manter escola cívico militar até final do ano: “Pais irão definir continuidade”
A prefeitura de Cabedelo decidiu manter em pleno funcionamento a escola cívico-militar Maria José de Burity, na Praia do Poço. A decisão veio após recomendação do Ministério da Educação de desativar unidades criadas durante o governo Bolsonaro.
Segundo nota da secretaria de Educação, a decisão de prosseguir ou não com esse padrão na unidade de ensino será tomada apenas no final do ano, junto com pais, mães e responsáveis dos alunos. A medida busca evitar qualquer tipo de prejuízo ao ano letivo vigente atualmente.
O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, criado em 2019, propõe que educadores civis sejam os responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passa para os militares.
Programa – O governo federal, em decisão anunciada nessa quarta (12/07), anunciou o encerramento do programa. A decisão, inclusive, foi comunicada a todos os secretários de Educação do País por meio de um ofício.
Histórico – O programa foi criado em 2019, e permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares.
Cerca de 200 escolas aderiram ao formato até 2022, de acordo com os dados divulgado pelo próprio MEC . Segundo o Censo Escolar, 192 mil alunos estão matriculados nessas escolas do programa, distribuídas por 200 unidades escolares (mapa abaixo).