APÓS DECISÃO DO TCE Cartaxo retoma entendimentos com Lula e avalia candidatura a governador para 2022
Era só o que o ex-prefeito Luciano Cartaxo estava esperando para reabrir os entendimentos com a direção nacional do PT e o ex-presidente Lula. Com a aprovação de suas contas, antes desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, Cartaxo volta ao jogo da disputa de 2022.
Entre petistas, há a percepção de que o ex-prefeito poderá ser candidato a governador da frente de esquerda, uma vez que uma postulação ao Senado numa eventual chapa encabeçada pelo senador Veneziano Vital do Rego encontra como obstáculo o compromisso dele com a candidatura do deputado Efraim Filho.
Como dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, ao mesmo tempo, este é o fator limitante nessa composição. Há também quem insista numa parceria com Veneziano e, neste caso, Cartaxo (Luciano ou Lucélio) seria o candidato a vice, para arrematar a formatação da chapa. Mas, essa formação aparentemente perdeu fôlego. Talvez Luciano não aceite mais ser vice.
Cartaxo talvez prefira mesmo ser protagonista e aceite discutir uma candidatura ao governo, desde que o ex-presidente Lula tenha palanque único Paraíba, ou seja, excluindo o governador João Azevedo, que, de certa forma, já vem sendo escanteado pelo PT nacional nos entendimentos.
Neste cenário, o ex-governador Ricardo Coutinho, ora inelegível, poderia ser, de fato, o coordenador da campanha do PT, Lula e Cartaxo.