
A recente reunião do senador Veneziano Vital do Rego e o prefeito Cícero Lucena (MDB) com a deputada Cida Ramos, presidente do PT, teve seu valor. Do ponto de vista diplomático. Mas, pelo visto, de pouco efeito prático, meu caro Paiakan. Pelo menos no curto prazo.
Veneziano e Cícero, como se sabe, ofereceram uma vaga para o PT na chapa majoritária, preferencialmente o Senado, mas Cída preferiu desconversar e sinalizar que, antes de definir qualquer posição, vai ouvir também o governador João Azevedo (PSB), de cuja base faz parte.
Mais que isso, Cida já antecipou que esta definição, apesar de iniciar com tratativas no Estado, será prerrogativa da Direção Nacional do partido, na verdade, do presidente Lula. Ou seja, em algum momento, de acordo com as conveniências eleitorais, Lula vai determinar com quem o PT da Paraíba fará aliança.
Se em torno da candidatura de Lucas Ribeiro (Progressistas), por conta de sua parceria com o governador João Azevedo (PSB), ou se optará por Cícero Lucena, ancorado no senador Veneziano Vital do Rego (MDB).
Ou seja, meu caro Paiakan, Lula vai escolher entre os dois aliados: João ou Veneziano. Num cenário que, provavelmente, o ex-governador Ricardo Coutinho e o deputado Luiz Couto poderão até ser ouvidos, mas certamente não terão papel preponderante na decisão final.
Ou seja, meu caro Paiakan, Lula vai escolher entre Cícero e Lucas, a partir de suas conveniências entre Veneziano e João. Quem melhor lhe será conveniente.