APÓS PRESSÃO Centrão de Arthur Lira e Aguinaldo Ribeiro emplaca paraibano na presidência da Caixa
O presidente Lula não resistiu à pressão do chamado Centrão. Mal retornou de cirurgias no quadril e nas olheiras, o petista decidiu acatar o pedido do Progressistas, e exonerou Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal, para acomodar o paraibano Carlos Antônio Vieira Fernandes no seu lugar.
Servidor de carreira da Caixa, Carlos Vieira tem relações com o deputado Aguinaldo Ribeiro, com quem trabalhou, em 2012, no Ministério da Integração Regional, durante o governo Dilma. Vieira também foi superintendente da CEF na Paraíba, e sua indicação teve também o dedo do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara Federal.
Carlos Vieira nasceu em Cacimba de Dentro, é formado em Economia e Estudos Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira, da Universidade Estadual da Paraíba, tem MBA em Estratégias Empresariais e Comércio Externo. e vinha exercendo, ultimamente, o cargo de consultor interno da Caixa.
Rita foi dispensada do cargo, durante uma reunião de cerca de 50 minutos no começo desta tarde, em Brasília, com o ministro Rui Costa (Casa Civil). O Progressistas vinha pressionando o governo Lula para assumir o comando da Caixa, nos últimos meses, especialmente após patente a fragilidade da base governista na Câmara.