APÓS REUNIÃO COM LULA João vai passar a integrar o Conselho da Federação, revelou o ministro Padilha
O governador João Azevedo deverá, como presidente do Consórcio Nordeste, integrar o Conselho da Federação e Consórcios Públicos, segundo anúncio formulado, neste final de semana, pelo ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
Ainda conforme o ministro, a instituição será um fórum permanente de diálogo com representações dos governos federal, estaduais e municipais: “Nós teremos a representação do governo federal, através do presidente da República, do vice-presidente, do ministro das Relações Institucionais, representantes de governadores, com seis representantes de cada Consórcio regional e do Fórum de Governadores, e seis representantes das entidades nacionais dos municípios.”
A iniciativa ganhou corpo a partir da reunião, do último dia 27, do presidente Lula com vários governadores. Durante a reunião, os gestores apresentaram relatórios com encaminhamentos de obras prioritárias para cada estado. A ação marca a retomada das relações republicanas entre os entes federativos, permitindo a viabilização de obras e ações estruturantes, com o apoio da gestão central.
Pontuou o ministro: “Por meio dos consórcios públicos, buscaremos resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional.”