ARREMATE DO DIA – A incrível recepção para a delegação do Congo
Contado por Heraldo Nóbrega. Quando Tarcísio Burity assumiu o governo pela primeira vez, tomou conhecimento da existência de um paraibano de Santa Rita que estava ocupando o consulado do Brasil em Berlim. Então decidiu convocar o diplomata para sua equipe e, assim, Severino Guedes assumiu a chefia da Casa Civil.
Ainda estranhando a volta aos trópicos, Severino seguia tentando acomodar as prerrogativas do cargo. Um dia, chegou uma comitiva de lideranças, vereadores e o prefeito Braz Fernandes, todos do Congo. “Quer dizer que tem uma delegação do Congo, ai?” Perguntou Severino aos seus assessores, que confirmaram: “Tem um monte de gente.”
Imediatamente, o diligente Severino mandou preparar um chá com torradas para receber a delegação, julgando que fosse do Congo africano, país que foi colonizado pelos franceses e mantém muitos hábitos gauleses.
Tudo pronto, quando a delegação entrou no gabinete, ele fez uma longa saudação em francês, esmerando-se nas sutilezas da língua com beicinho e tudo mais.
Então, surpreso com todos os salamaleques, o rústico prefeito do Congo, Braz Fernandes, espantou-se: “Oxente, que frescura é esta?”