ARREMATE DO DIA – Ernâni Sátyro e o sujeito dono de 300 votos
Contado por Leôncio Villar. O governador Ernâni Sátyro tinha o hábito de, regularmente, atender pessoas do interior do Estado. Um dia, chegou um cidadão se dizendo da região de Patos. Sátyro ficou logo interessado. Tudo relacionado a Patos era motivo da sua especial atenção.
Ele foi logo dizendo que precisava de um empréstimo para começar um negócio no sítio da Pia. Ernâni começou a gostar, porque na última eleição aquela população não havia lhe dado uma votação muito expressiva. Conversa vai, conversa vem, o sujeito disse que, em toda sua vida, sempre tinha votado em Ernâni.
A conversa prosseguia, o Amigo Velho já pensando na quantia que iria dar. De repente, perguntou: “E quantos votos o senhor e sua família me deram na Pia?” O sujeito, sem pestanejar: “Só dos parentes, contraparentes e amigos uns trezentos votos, fora os conhecidos”.
Ernani, que tinha excelente memória eleitoral, lembrou que só tivera 50 votos na região. Concluiu que estava sendo enganado e então disparou: “Pois volte lá, traga os trezentos aqui no Palácio, que dou o empréstimo!”