Arrocho fiscal na Paraíba leva empresa transferir unidade fabril para Pernambuco. Estado perde 280 empregos diretos
Enquanto a Paraíba aumenta a carga tributária, Pernambuco reduz. Quem admitiu essa informação, recentemente, foi o próprio secretário-executivo Wilbur Jácome (Desenvolvimento). E o detalhe é que isso vem levando empresas a deixar a Paraíba, gerando perda de receitas e empregos. Foi o caso da Cipan, empresa de massas.
A empresa decidiu desativar todo o seu parque industrial, no Distrito Industrial do Ligeiro (próximo a Campina Grande), deixando apenas a parte de distribuição de seus produtos, marcadamente macarrão (Aliança e Vitamassa) e biscoitos (Cipan). São 280 empregos diretos que vão direto para a outra unidade da fábrica, em… Caruaru (PE).
Conforme informações obtidas pelo Blog, “na Paraíba ficou apenas o escritório de Queimadas (onde está o DI do Ligeiro), que gerencia a distribuição dos produtos no Estado”. A unidade de fabricação, inclusive uma máquina importada de R$ 6 milhões, que seria instalada na Paraíba, “já segui direto para Pernambuco”, onde está a unidade Vitamassa.
O Blog apurou que, há vários anos, a empresa tenta obter do Governo da Paraíba o mesmo tratamento tributário que o Governo de Pernambuco oferece à unidade fabril em Caruaru. Mas, apesar de várias promessas, o governador Ricardo Coutinho se manteve inflexível, e então os diretores decidiram migrar “para Pernambuco, onde são oferecidas melhores condições”.
Veja o que postou o secretário Wilbur Jácome…