ÀS VÉSPERAS DO JUDAS Advogado de Ricardo Coutinho do caso Bruno Ernesto surpreende e vem a João Pessoa
Algumas pessoas se surpreenderam quando o ex Ricardo Coutinho contratou o advogado e ex-ministro José Eduardo Cardozo em dois processos que tramitavam no Superior Tribunal de Justiça: uma ação por crime de responsabilidade (do tempo que foi prefeito de João Pessoa) e o crime de Bruno Ernesto. Cardozo não está exatamente entre os advogados de honorários mais baratos do Brasil.
Mas, muitos se surpreenderam mesmo, nos últimos dias, com a presença do celebrado advogado em João Pessoa. Foi visto no Tribunal de Justiça e em alguns restaurantes da cidade, às vésperas do Judas da Semana Santa. Ficou a indagação: se não veio malhar o Judas, Cardozo veio tratar exatamente de qual dos dois processos que desceram para a Justiça da Paraíba, recentemente, para os quais foi constituído?
O primeiro deles desceu, ainda em 2018, depois que o Supremo Tribunal Federal mudou seu entendimento sobre foro privilegiado, apenas para delitos cometidos durante o mandato. A ação penal 866 trata de crime de responsabilidade, supostamente cometido por Ricardo Coutinho quando ainda prefeito de João Pessoa, com a nomeação irregular de servidores.
O segundo, que trata do crime de Bruno Ernesto, desceu para a Justiça da Paraíba, agora em 2019, e se encontra no 2º Tribunal de Juri, depois que Ricardo Coutinho perdeu o foro privilegiado. Dois promotores já recuaram de participar do processo. Um terceiro, Marcos Leite, está avaliando.
Mas, o fato é que Cardozo veio a Paraíba e, além de cuidar pessoalmente desses dois processos, talvez tenha uma missão especial, em meio às dúvidas sobre se a ex-secretária Livânia Farias vai delatar ou não…