Assaltos a bancos crescem 270% na Paraíba. Estado lidera ranking nacional
Na madrugada da última segunda (dia 3), cinco audaciosos bandidos invadiram o Babilônia Center, no centro de Campina Grande, e arrombaram todos seus caixas eletrônicos. Foi a 70ª ocorrência violenta contra bancos e afins na Paraíba, nos primeiros cinco meses do ano. Uma estatística que coloca o Estado entre os mais violentos do País.
Pois, a verdade é que Paraíba a realidade segue afrontando as estatísticas do Governo do Estado, no capítulo da violência, parágrafo de assalto a bancos. Levantamento divulgado pelo Sindicato dos Bancários revela que, nos primeiros cinco meses de 2013, o número de ocorrência superou todo o ano passado: foram 71 (até o dia 4, este ano) contra 63, em 2012.
Essas estatísticas projetam 170 ocorrências até o final do ano, o que representará, caso se confirmem, um aumento de aproximadamente 270% em relação ao ano passado. É o maior crescimento no País. Ocorrências violentas compreendem, segundo o Sindicato, assaltos, arrombamentos, explosões, saidinhas e tentativas. Sem dúvida, um recorde nacional negativo para o Estado. Mais um.
A mais emblemática de todas as ocorrências foi, sem dúvida, o arrastão verificado no cerco a Princesa Isabel, recentemente, quando um banco sitiou a cidade e assaltou todas as agências bancárias, e disparou mais de mil tiros. Os bandidos não encontraram resistência na ação, enfrentando apenas cinco policiais destacados na cidade.
Mas, no mês de maio, dias antes do cerco a Princesa Isabel, o governador Ricardo Coutinho reuniu a Imprensa para anunciar redução dos índices de violência no Estado, e o secretário Cláudio Lima (Segurança), afirmou que “houve diminuição do número de ocorrências contra bancos e lotéricas na Paraíba”. Mais em http://www.bancariospb.com.br/index.php/notcias-mainmenu-138/ocorrncias-violncia-mainmenu-165