Assembleia atende pedido do governador e aprova a toque de caixa outro empréstimo de R$ 189 milhões
A Assembleia nos tempos republicanos se habituou a aprovar matérias a toque de caixa, sempre no interesse do governador Ricardo Coutinho. A última delas foi um projeto encaminhado pelo governador, solicitando autorização da Casa para o Estado contrair mais um empréstimo de R$ 189 milhões junto à Caixa Econômica Federal.
A matéria foi aprovada pela Comissão de Constituição de Justiça pela manhã, graças ao ingente esforço da presidente Estela Bezerra e, logo depois, a bancada governista aprovou um requerimento de “urgência urgentíssima” para ser aprovada, logo depois, no plenário, onde, obviamente, o Governo tem maioria. Com isso, a matéria foi aprovada em tempo recorde com casca e tudo.
A explicação do projeto coube à Estela, que se esmerou em subjetividade: “O projeto é fundamental, pois garante que a Paraíba aumente sua capacidade de investimento, e do ponto de vista legal, ele está inteiramente correto com Constituição Estadual, com as peças orçamentárias e com o aprofundamento da democracia participativa.” Diz tudo, mas não se detalha onde o dinheiro será aplicado.
Segundo o deputado Bruno Cunha Lima, líder da oposição, “a Assembleia deu um cheque em branco ao governador, pois não há a planilha que detalhe a aplicação dos recursos, então pode ser aplicado em qualquer coisa, a depender do humor do governador.”
Com mais esse empréstimo, Ricardo Coutinho passa a condição de governador que mais endividou o Estado em sua História.