ATÉ TU, GUEDES? Ministro insinua volta do AI-5 durante viagem aos Estados Unidos
Gostaria de entender, meu caro Paiakan, que fixação é essa de parentes e integrantes do governo Bolsonaro pelo AI-5. O famigerado ato institucional da ditadura militar, que impôs, dentre outras tantas atrocidades, a supressão das liberdades individuais.
Primeiro foi o deputado Eduardo Bolsonaro, o filho 03, creio, que andou defendendo a volta do ato institucional e, depois, diante de toda a repercussão negativa, recuou. Recuou, mas, pelo visto, essa é uma pauta recorrente nos intestinos do governo.
Agora mesmo, de forma até surpreendente, o ministro Paulo Guedes, durante viagem aos Estados Unidos, em vez de se preocupar “apenas” com a economia do País, que já é muito, também envereda pelas mesmas vias sombrias, e insinua uma saída de viés antidemocrático com o instrumento do AI-5.
Sob o pretexto, de que forças da oposição estariam estimulando manifestações similares as que ocorrem no Chile, Bolívia e Equador, Guedes disparou, para espanto geral: “Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente?”
Esse é um governo que vai se notabilizando pelo desapreço à democracia. E a democracia é o nosso maior patrimônio, tão duramente conquistada, após tantos anos amargos e tenebrosos. Triste sina essa do Brasil.