ATIVISTA DE DOENÇAS RARAS Pedro se licencia para cuidar de campanha e Patrick assume sua vaga na Câmara
O deputado Pedro Cunha Lima, pré-candidato a governador, está se licenciando novamente da Câmara Federal, para se dedicar à sua campanha. É a segunda licença do parlamentar em menos de um ano. Em 2021, Pedro abriu vaga para o suplente Rafafá. Agora, com o novo afastamento, que assume vaga é o segundo suplente Patrick Dornelles.
Segundo Pedro, “a ascensão de Patrick só será possível graças a um gesto, pouco comum na política brasileira, feito pelo suplente Rafafá”. Pela ordem de suplência, caberia a Rafafá assumir novamente o mandato com sua licença. Mas, Rafafá decidiu abrir espaço para a chegada do colega na Câmara Federal.
A licença será sem vencimento, explicou Pedro. Patrick é portador de uma doença rara e assume o mandato no mês em que é celebrado o Dia Mundial de Doenças Raras. Segundo revelou, sua posse poderá ajudar a sensibilizar para o tema junto a gestores, profissionais de saúde e a população.
“Patrick é um exemplo para todos nós, reconhecido na Paraíba e internacionalmente pelo trabalho que desenvolve em favor dos direitos das pessoas com deficiência e doença rara. Portanto, para nós é uma satisfação poder servir de ponte para que ele também tenha a oportunidade de levantar a bandeira da inclusão na Câmara”, pontuou Pedro.
Histórico – Patrick, de 26 anos, é referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras, graves e crônicas, há mais de dez anos. Reconhecido não apenas na Paraíba, mas também internacionalmente, ele foi homenageado pela Organização das Nações Unidas com o prêmio Personalidade Que Se Doa.
Criado em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras, a data tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade da inclusão na sociedade das pessoas com deficiência e doença. Patrick convive com uma síndrome genética rara, Mucopolissacaridose IV.