Aumenta tensão entre Marcelo e RC com promulgação de leis vetadas pelo governador
Se o clima já vinha azedo entre o governador Ricardo Coutinho e o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo, piorou um pouco mais nesta sexta-feira. É que esta edição do Diário do Poder Legislativo trouxe a promulgação (pelo presidente da Casa) de seis leis que haviam sido vetadas pelo governador.
A relação entre eles vem estremecida, desde a última quarta, quando RC amargou uma derrota na votação da Medida Provisória 183, que fundia as Secretarias de Finanças e Receita Estadual. Como Marcelo precisou se ausentar (problemas de saúde), a oposição conseguiu derrotar RC com o voto dos rebeldes Doda de Tião e Toinho do Sopão, além da abstenção de João Gonçalves.
Depois da sessão, governistas, inclusive, chegaram a propalar que o governador, revoltado, havia rompido politicamente com o presidente da Assembleia, a quem atribuía a maior responsabilidade pela derrota. Ricardo Marcelo afirmou desconhecer a revolta do governador, e confirmou ter ficado ausente, por estar enfrentando problemas gástricos.
Com relação às leis promulgadas por Marcelo, todas as seis haviam sido vetadas pelo governador, mas seus vetos foram derrubados em plenário. A primeira delas, por ironia, é do deputado Hervázio Bezerra, líder do Governo, que obriga o Governo realizar audiências públicas, antes de promover a permuta ou doação de terrenos. Outra ironia.
A outra é de Aníbal Marcolino, que dispõe sobre gratuidade em ônibus intermunicipais para portadoras de deficiências mentais e seu acompanhante. Já a de Raniery Paulino obriga donos de estabelecimentos se responsabilizarem por danos causados a veículos por manobristas. Uma quarta lei, de Daniela Ribeiro, prevê incentivo aos estabelecimentos que estimularem a utilização de sacola retornável.
Finalmente, as duas mais polêmicas: uma, do deputado Caio Roberto, que obriga o Governo do Estado fornecer carteiras gratuitas a todos os estudantes da rede estadual. Outra, do deputado Gervásio Filho, que dispensa a apresentação da carteira de estudante para obtenção de meia entrada.